A diferença cambial do Brasil e sua importância dentro do cone Sul, é algo importante para as exportações crescerem.
O cenário já está sendo construÃdo, o governo tem acenado de forma positiva, e aguarda nossos empresários terem a visão de empreendedores e iniciar a busca de novos mercados.
Exportação não é simplesmente colocar os produtos dentro de uma caixa de papelão, coloncado-a dentro de uma caixa de madeira ou COntêiner e exportá-la para o seu destino.
A missão de exportador não cessa neste ponto, sua missão só será concluÃda se os exportadores acompanharem a chegada de seus produtos no destino constatando que as mesmas chegaram em condições de uso. Este acompanhamento, recomendamos que seja realizado no primeiro embarque, nos demais deverá o exportador manter aberto um local de comunicação rápida e efica com seu cliente.
Portanto para uma exportação bem sucedida que gere também lucro para o exportador um planejamento e desenvolvimento da embalagem torna-se de extrema importância dentro do processo de exportação.
A embalagem a ser utilizada na exportação não poderá nunca ser a embalagem normalmenteutilizada no mercado local, ela deverá ser dimensionada visando atender as solicitações durante o transporte, movimentação e armazenagem que ocorrerá dentro do processo de exportação.
O custo da embalagem de exportação será, à orimeira vista, elevado, mas se o exportador observar os outros custos que irão ser gerados se um produto chegar danificado verá que este custo será insignificante.
Podemos citar estes custos como sendo:
�Custos de ressarcimento do importador a ser pago pelo exportador caso o produto chegue avariado?
�Custo referente a perda da confiabilidade e imagem do exportador. Lembrem-se o seguro pode cobrir as avarias causadas durante o transpote mas não cobre a perda de produção ou venda caso o produto chegue avariado.
"Construi novamente uma confiabilidade danificada vai gerar 6 vezes mais recursos do que é necessário para adquirir a confiabilidade pela primeira vez".
Caros empreendedores não se descuidem deste ponto chamado Embalagem, ela pode ser seu diferencial competitivo, dentro do processo competitivo de exportação.
Eng.º José Carlos V. de Mendonça
Diretor da Prates & Mendonça Consultores
Consultor em  Engenharia da Cadeia de Abastecimento
Profº Universitário e em Pós-Graduação em Logistica